Quem sou eu

Minha foto
Professora de Matemática http://facebook.com/claudiamariacarvalho

sexta-feira, dezembro 14, 2012

Projeto de Geometria : Construções Geometricas Brincando com teoremas e postulados a aprendizagem pode ocorrer de modo mais prático e eficaz . Objetivos: 1° Despertar o interesse e aplicação dos conteúdos estudados, na própria vida. 2° Estimular a investigação matemática através da comparação de regras, postulados e fórmulas. 3° Incentivar análise de gráficos construídos pela turma a partir dos resultados das provas aplicadas. 4° Tornar o ensino da Álgebra mais prazeroso e eficaz, tendo como fator de motivação e compreensão o ensino da Geometria. 1ª etapa: Figuras Geométricas Planas e Sólidos Geométricos. - Fotografar a escola com máquina fotográfica digital e identificar as diversas figuras geométricas planas. - Coletar embalagens de qualquer produto e comparar com os mais diversos sólidos geométricos. 2ª etapa: Oficinas de Leitura - Texto relacionado com a matéria estudada ou antes da aula expositiva como motivação para despertar o interesse e estudo do conteúdo. - Degustação de um alimento aplicando o conteúdo estudado; pode ser revisão da matéria ou motivação para despertar o interesse em pesquisar ou ler o conteúdo no livro didático. 3ª etapa: Pesquisa - Filósofos , cientistas , matemáticos e suas contribuições na história da Matemática . - Significado dos conceitos matemáticos que poderão contribuir na compreensão durante a exposição dos conteúdos na sala de aula. - Dividir a sala em grupos representados por cada fila e no Laboratório de Informática mostrar como uma pesquisa deve ser feita utilizando os diversos sites de busca(identificar as diferenças do sistema operacional linux, pesquisa,leitura,escolha do assunto, seleção e construção de documento - word , seleção de imagens,formatação , salvar em pen drive ou pastas do computador e impressão. 4ª etapa : Publicidade e Propaganda - Identificar elementos matemáticos nas diversas publicidades vistas nos jornais escritos, nos meios de televisão e internet. - Despertar a valorização dos desenhos feitos por diversos alunos e aplicá-los em webdesign. 5ª etapa: Oficinas de Geometria - Diferenciar circunferência e circulo, diâmetro e raio : biscoito recheado comum e tortini - Classificar os diversos tipos de reta: biscoito clube social. - Diferenciar figura plana e tridimensional : bis - Planificar um sólido geométrico e identificar faces, arestas e vértices : caixinha de chicletes. - Construir sólidos geométricos a partir de formas planificadas (lembrancinhas de aniversário). - Montar sólidos geométricos utilizando material concreto : bala, palito, massa de modelar. -Diferenciar fórmulas de área e volume: bala no formato de cubo. - Calcular perímetro e área utilizando material concreto : biscoito minuto, salpet - Identificar ângulos, bissetriz : biscoito 7 grãos. - Degustar algodão doce e construir sólidos geométricos com palitos. - Noções elementares de probabilidade: moeda de chocolate . - Noções de análise combinatória: “ brincar de anagramas “ com o nome de cada aluno ou aluna. -Revisão dos assuntos - Números quadrados perfeitos e Raiz quadrada: biscoito pitstop - Construção de gráficos de barras a partir de uma pesquisa de opinião feita na própria sala de aula : barras de chocolate. - Medir com fita métrica diversos objetos circulares, construir um quadro com as medidas do contorno e “boca” . - Comparar as medidas encontradas com 5 colegas de classe além de observar e perceber a relação entre circunferência e diâmetro e posteriormente o valor de pi. - Degustar uma mini pizza aplicando os conceitos de diâmetro e raio. - Aplicação do Teorema de Pitágoras : bolo de cenoura. 6ª etapa : Registro - Exercício avaliativo após oficinas e debates em sala de aula. - Relatórios das experiências realizadas nas oficinas de geometria.

Nenhum comentário: