Quem sou eu

Minha foto
Professora de Matemática http://facebook.com/claudiamariacarvalho

terça-feira, junho 05, 2012

A importancia da leitura

A leitura tem sido uma estrategia eficaz no ensino da Matemática;oficinas de leitura são oferecidas periodicamente para as turmas de Ensino Fundamental(6º ao 9º ano). A edição do Café Literário 2012 agregou motivação e resultados.Os alunos participaram ativamente e descobriram o importância de ler e interpretar conceitos matemáticos. O desafio do momento é manter textos relacionados ao conteúdo na motivação inicial da aula, durante a apresentação do conteudo ,na aplicação e resolução de exercicios e nas oficinas conclusivas de cada unidade. Sinto que um tempo novo está se estruturando e permanecendo novo a cada semana;as aulas tendem a continuar empolgantes e esclarecedoras.Alunos motivados e cheios de criatividade realizam mais tarefas em menos tempo. As tarefas propostas para casa começam a representar uma compravação das teorias apresentadas em sala e não um DEVER DE CASA, a matemática poderá ser experimentada em qualquer lugar e por qualquer motivo,não somente pra "ganhar" ponto ou "cumprir " um "para casa". Encerramos um projeto de geometria com o estudo da Circunferência, foi uma experiência incrivel!Foram 6 etapas: Apresentação do tema com oficinas de leitura,demonstração de fórmulas e exercícios,experimentação em sala de aula,em trabalho de grupo proposto para casa e apresentação,degustação de uma mini pizza e aplicação do tema,relatório da experiência pessoal. ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Oficina de leitura Adaptação O incrível mistério do tamanho da pizza de Juliana Freitas Ontem pedimos uma pizza... aí foi aquela eterna briga pra saber o tamanho da bendita. _ Qual é o tamanho da pizza ? _ 8 pedaços, senhora! _ Hãããããããããããã???? Meu amigo, eu consigo dividir uma pulga em 8 pedaços se você me arrumar um microscópio! _ É que a pizza pode ser fatiada em 8 partes iguais. _ Uma brotinho também pode?! Responda-me, qual o diâmetro da pizza? _ Hein? _ Di-a-me-tro! _ Não sei lhe informar, senhora. _ Do meio até a borda... mede quanto? _ ... _ É, meu filho... quero saber o a medida do raio! _ Ora... raio ? Que raio? Para que você quer saber isso? _ Tá certo... afff... quando você divide a pizza em oito pedaços iguais, qual o tamanho dos lados iguais do "quase triângulo" que se forma? _ A senhora está brincando comigo? _ Você fugiu da escola? _ Senhora, é uma pizza que dá pra oito pessoas... se cada uma comer um pedaço só... _ Mas, qual o tamanho do pedaço? _ Ai MEODEOS! _ Ai digo eu! _ A senhora vai querer de que sabor ? Ou meio a meio? _ Calabreza e frango com catupiry . _ Boa escolha senhora! Desculpe-me , ao falar da pulga pensei que fosse uma brincadeira. Confirmando: A pizza escolhida foi calabreza e frango com catupiry, familiar, tem 35 cm de diâmetro e 370 gramas. Em 10 minutos o pedido chegará em sua residência. _...correto,qual o valor? _ Refrigerante? Vai levar o da promoção? _ Sim. Pode ser. _ Pepsi? _ rs rs voce é bem engraçadinho... _ Obrigada rs rs darei um desconto para a senhora. A promoção de hoje é uma pizza familiar + um refrigerante por R$ 26,50 ; tem 20% de desconto, espero manter uma cliente que gosta de Matemática. Qual será o valor da nota? _Tenha uma boa noite e muito obrigada. _ Por nada! Agradecemos a sua preferencia.

Nenhum comentário: