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quarta-feira, abril 11, 2012

A frase do dia :
"_ Fórmula de Bhaskara ,ainda estou esperando o dia em que irei usar essa merda na minha vida."

A Matemática é muito mais do que regras; é uma oportunidade de conhecer a si mesmo.
Minha meta recente é mostrar que com o ensino da Matemática podemos aumentar a produtividade dos alunos em qualquer conteúdo e formar pessoas mais felizes e responsáveis.

"Serve para nosso crescimento como cidadãos nos faz compreender e dominar os processos essenciais relacionados à nossa vocação.Não seria possível praticar qualquer profissão sem a matemática, desde a maneira mais simples até a mais complexa, mesmo que não se perceba o uso dela por ser, às vezes, colocada em prática sem nem ao menos perceber de que a está praticando.
Sendo uma profissão muito simples ou não, a matemática se faz presente. Pode-se calcular coisas simples do cotidiano ou até mesmo as coisas mais complexas.
A matemática merece o seu valor. É essencial que alunos, professores e demais profissionais percebam a sua importância.
Independente da profissão que se escolhe, o importante é que se goste muito dela e que a coloque em prática com muita responsabilidade e prazer." Postado por E.B.M. RODOLFO HOLLENWEGER

A forma de Bhaskara começou a ser usada no século 16 para resolver e descobrir a raiz de uma equação do 2º grau.
Essa formula começou a ser usada pelo matemático Bhaskara Akaria, que nasceu na cidade Vijayapura na Índia, viveu de 1114-1185.
As referências mais antigas sobre a resolução de problemas envolvendo equações do segundo grau foram encontradas em textos babilônicos escritos há cerca de 4 000 anos atrás.
Embora os babilônios tivessem conseguido resolver muitos problemas matemáticos envolvendo equações quadráticas, cada problema era resolvido para aquele caso particular e sua solução era uma espécie de receita prática, que não especificava nem a sua fórmula geral, nem o modo como a solução havia sido obtida. Embora essas "receitas" , quando aplicadas a problemas do segundo grau, conduzissem de forma natural à dedução da fórmula de Bhaskara, os antigos babilônios não chegaram a generalizar tais "receitas".
Na Grécia, as equações de segundo grau eram resolvidas por meio de construções geométricas como iremos ver num exercício que ilustra o método geométrico utilizado por Euclides para achar a solução da equação x2 = s2 - sx.
No século XII D.C.,Bhaskara [1114-1185], em duas das suas obras, apresenta e resolve diversos problemas do segundo grau. Antes de Bhaskara, no princípio do século IX D.C., o matemático árabe Al-Kowarismi, influenciado pela álgebra geométrica dos gregos, resolveu, metodicamente, as equações do segundo grau, chegando à fórmula do modo descrito a seguir.
Al-Kowarismi interpretava, geometricamente, o lado esquerdo da equação x2 + px = q como sendo uma cruz constituída por um quadrado de lado x e por quatro retângulos de lados p/4 e x. Então, como mostra a figura abaixo, "completava" esta cruz com os quatros quadrados pontilhados de lado p/4, para obter um "quadrado perfeito" de lado x + p/2..
Empregando este artifício geométrico, Al-Kowarismi conseguiu demonstrar que adicionando 4 vezes p2/16 , a soma das áreas dos quatros quadrados de lado p/4 , ao lado esquerdo da equação x2 + px = q, obtinha-se (x + p/2)2, que é a área do quadrado de lado x + p/2 , isto é,x2 + px + 4 p2/16 = (x + p/2)2 .
Portanto, a equação x2 + px = q poderia ser escrita como (x + p/2)2 = q + p2/4 implicando que x = -p/2 ± , que é a fórmula de Bhaskara.
A descoberta de que um trinômio do segundo grau tem para imagem uma parábola, remonta à Antiguidade. As primeiras referências a respeito encontram-se nos trabalhos do matemático grego Menaecamus [ 375-325 A.C. ], que obteve a parábola seccionando um cone circular reto por um plano não paralelo à base. Pode-se provar que a curva assim obtida é a imagem de uma equação do tipo y = ax2, como mostra a figura ao lado.

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