Quem sou eu

Minha foto
Professora de Matemática http://facebook.com/claudiamariacarvalho

terça-feira, março 13, 2012

Análise Combinatória e Probabilidade


Cara ou Koroa ?

A expressão Cara ou coroa, tem a ver com as antigas moedas portuguesas, que numa face tinham uma cara e na outra uma coroa. Nestas antigas moedas, a cara representava o valor da moeda, enquanto a coroa fazia menção à Coroa portuguesa. Assim, hoje, continuamos a considerar cara o valor nominal da moeda; enquanto coroa, a outra face - geralmente contendo um brasão ou simbologias diversas sobre o país de origem, ou até mesmo um rosto.
Como as moedas de real têm uma cara em um dos lados, no Brasil é mais comum chamar este lado de cara e o lado que mostra o valor da moeda de coroa, porém essa prática torna o resultado confuso depois do lançamento da moeda pois o modo certo e histórico trata-se do valor da moeda sendo cara e o rosto, coroa.
Em inglês Cara ou coroa é heads or tails .
Os juízes de futebol que se cuidem. Pesquisadores da Universidade de British Columbia, no Canadá descobriram que com um pouco de prática é possível predizer o resultado do cara ou coroa em dois terços dos lançamentos.
Segundo a pesquisa, a face da moeda que fica para cima no ponto mais alto do lançamento tem mais probabilidade de cair virada para cima. Isso porque a moeda não gira simetricamente enquanto está no ar. Mas outros fatores também estão envolvidos no resultado, como a altura em que a moeda é lançada e o ângulo em que pegamos ela de volta.
A fórmula perfeita do lançamento a seu favor não existe, é tudo uma questão de treino. Mas pelo menos agora a gente que sabe que é possível dar aquela mãozinha à sorte!

Nenhum comentário: