Olá queridos alunos!Sejam bem-vindos! Abraço aos amigos!Obrigada pela visita!
Quem sou eu
sexta-feira, dezembro 14, 2012
Projeto de Geometria : Construções Geometricas
Brincando com teoremas e postulados a aprendizagem pode ocorrer de modo mais prático e eficaz .
Objetivos: 1° Despertar o interesse e aplicação dos conteúdos estudados, na própria vida.
2° Estimular a investigação matemática através da comparação de regras, postulados e fórmulas.
3° Incentivar análise de gráficos construídos pela turma a partir dos resultados das provas aplicadas.
4° Tornar o ensino da Álgebra mais prazeroso e eficaz, tendo como fator de motivação e compreensão o ensino da Geometria.
1ª etapa: Figuras Geométricas Planas e Sólidos Geométricos.
- Fotografar a escola com máquina fotográfica digital e identificar as diversas figuras geométricas planas.
- Coletar embalagens de qualquer produto e comparar com os mais diversos sólidos geométricos.
2ª etapa: Oficinas de Leitura
- Texto relacionado com a matéria estudada ou antes da aula expositiva como motivação para despertar o interesse
e estudo do conteúdo.
- Degustação de um alimento aplicando o conteúdo estudado; pode ser revisão da matéria ou motivação para despertar
o interesse em pesquisar ou ler o conteúdo no livro didático.
3ª etapa: Pesquisa
- Filósofos , cientistas , matemáticos e suas contribuições na história da Matemática .
- Significado dos conceitos matemáticos que poderão contribuir na compreensão durante a exposição dos conteúdos na
sala de aula.
- Dividir a sala em grupos representados por cada fila e no Laboratório de Informática mostrar como uma pesquisa deve
ser feita utilizando os diversos sites de busca(identificar as diferenças do sistema operacional linux,
pesquisa,leitura,escolha do assunto, seleção e construção de documento - word , seleção de imagens,formatação , salvar
em pen drive ou pastas do computador e impressão.
4ª etapa : Publicidade e Propaganda
- Identificar elementos matemáticos nas diversas publicidades vistas nos jornais escritos, nos meios de televisão
e internet.
- Despertar a valorização dos desenhos feitos por diversos alunos e aplicá-los em webdesign.
5ª etapa: Oficinas de Geometria
- Diferenciar circunferência e circulo, diâmetro e raio : biscoito recheado comum e tortini
- Classificar os diversos tipos de reta: biscoito clube social.
- Diferenciar figura plana e tridimensional : bis
- Planificar um sólido geométrico e identificar faces, arestas e vértices : caixinha de chicletes.
- Construir sólidos geométricos a partir de formas planificadas (lembrancinhas de aniversário).
- Montar sólidos geométricos utilizando material concreto : bala, palito, massa de modelar.
-Diferenciar fórmulas de área e volume: bala no formato de cubo.
- Calcular perímetro e área utilizando material concreto : biscoito minuto, salpet
- Identificar ângulos, bissetriz : biscoito 7 grãos.
- Degustar algodão doce e construir sólidos geométricos com palitos.
- Noções elementares de probabilidade: moeda de chocolate .
- Noções de análise combinatória: “ brincar de anagramas “ com o nome de cada aluno ou aluna.
-Revisão dos assuntos - Números quadrados perfeitos e Raiz quadrada: biscoito pitstop
- Construção de gráficos de barras a partir de uma pesquisa de opinião feita na própria sala de aula : barras de chocolate.
- Medir com fita métrica diversos objetos circulares, construir um quadro com as medidas do contorno e “boca” .
- Comparar as medidas encontradas com 5 colegas de classe além de observar e perceber a relação entre circunferência
e diâmetro e posteriormente o valor de pi.
- Degustar uma mini pizza aplicando os conceitos de diâmetro e raio.
- Aplicação do Teorema de Pitágoras : bolo de cenoura.
6ª etapa : Registro
- Exercício avaliativo após oficinas e debates em sala de aula.
- Relatórios das experiências realizadas nas oficinas de geometria.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário