Quem sou eu

Minha foto
Professora de Matemática http://facebook.com/claudiamariacarvalho

terça-feira, abril 30, 2013

Este filme foi sugerido para o projeto de Matematica agora é esperar a estréia, ver e avaliar se poderá permanecer na lista rs rs Será que vai agradar ? A peça " Aonde está você agora? " está na lista também é mto bacana... no Teatro SESI Holcim até 12/05. Quem interessar em financiar o projeto já vai guardando um dinheirinho.
2ª resposta de Guiomar Lara Professora Cláudia, Conversei na Metropolitana C com a servidora Alcione, Coordenadora do Pagamento. Segundo Alcione, a taxação ocorreu normal e vocês devem receber no próximo pagamento, também, o que não foi pago neste mês. Alcione disse-me, ainda, que a Metropolitana C pretende realizar capacitação nas escolas para que não ocorram tantos erros na informação da folha. Quanto ao papel da Ouvidoria Geral do Estado, no que se refere às Manifestações que recebemos, está explícito na Lei 15298/2004 que nos cabe receber as Manifestações , encaminhar para o órgão competente para a solução do que foi apresentado, acompanhar a tramitação e dar resposta ao manifestante. Atenciosamente, Guiomar Lara Ouvidora Educacional Ouvidoria Geral do Estado
Para quem ama física,robótica,artes,geometria e filosofia, essa exposição é de encantar os olhos, iluminar a imaginação e encher a vida de sons. Será que o 9º ano vai curtir essa exposição ? Vale a pena conferir ! 4ª Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça Exposição Itinerante – Belo Horizonte / Entrada gratuita Período: 5 de abril a 2 de junho de 2013 Local: Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard - Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro – BH). Horário: Terça a sábado, das 9h30 às 21h; domingo, das 16h às 21h Informações: (31) 3236-7400 / fcs.mg.gov.br

sábado, abril 27, 2013

Em muitos momentos senti o desânimo bater forte em meu peito e mesmo que tenha sido por pouco tempo percebi o quanto deixei de crescer como educadora e como pessoa.Todo professor ou professora tem um sonho, um grande desejo, uma linda idéia e o melhor lugar para executar esta prática pedagógica é na escola. Dificuldades ? Elas aparecem, mas existe uma arma letal para vencer os exterminadores de sonhos de professores : o PROJETO PEDAGÓGICO! Cada professor/professora deve ter uma resposta satisfatória para a pergunta. _Quais são os projetos pedagógicos oferecidos pela Secretaria de Educação e que estão sendo desenvolvidos na minha escola? É importante e esclarecedor que todo professor/professora saiba : TEM DINHEIRO PARA INVESTIR NA ESCOLA PUBLICA! Fico indignada quando vejo acontecer arbitrariedades com o profissional da educação,vou citar um fato recente : após meses de trabalho professores ficam sem receber o salário porque alguém não informou os dados corretos ou errou a folha de pagamento ! É muito descaso com o trabalho de um profissional tão importante. O investimento financeiro e de formação que está faltando nas escolas públicas depende da cobrança de cada um de nós. Mas só receberá recursos e investimentos a escola que cobrar, e além disso mostrar que tem bons projetos sendo realizados, promovendo aprendizagem, vencendo a indisciplina,combatendo a marginalidade, melhorando os resultados das avaliações externas e com professores preparados para essa profissão tão digna e abençoada por Deus! Amor e alegria para você professor/professora, espero que o seu projeto pedagógico transforme a sua vida e a de seus alunos e consequentemente o nosso país!

sexta-feira, abril 26, 2013

Funcionárias responsáveis por folha de pagamento e taxação cometem um erro mas só poderão corrigi-lo no próximo mês e o funcionário fica sem o salário.Nunca imaginei que algo assim tão trágico pudesse acontecer.O mês vai encerrando e ainda paira o medo do próximo pagamento.Estará regularizado no 5º dia útil de Abril ? Receberei o pagamento atrasado? Acho muito absurdo não receber , sendo que trabalhei, enquanto o setor de pagamento simplesmente não destina outra funcionária para corrigir a taxação e efetuar o pagamento.Em momento nenhum foi feito sequer um pedido de desculpas ,mas eu estou tendo que pedir desculpas a todos que não consegui pagar por falta de responsabilidade de todos vocês que não fiscalizam as escolas e superintendencias mas simplesmente justificam que a funcionária errou e saiu de férias. Enquanto ela viaja eu estou sem dinheiro para ir trabalhar e tendo que limitar minhas necessidades. Espero que medidas de advertencias sejam tomadas e essas 2 funcionárias que não realizaram seus trabalhos, sejam severamente punidas. Está passando da hora de reformular as regras desse setor de pagamento do estado de Minas Gerais,pois deveria ter sido feita uma correção imediatamente ,nova taxação e o pagamento efetuado.Se fosse um professor que tivesse cometido um pequeno erro alguém logo ia mostrar serviço e exigir correção, agora se um professor pode e deve reconhecer erros e até fazer revisão de provas,dar novas oportunidades ao aluno/a ; me pergunto : _ PORQUE O SETOR DE TAXAÇÃO de MG PODE DEIXAR UMA PROFESSORA SEM PAGAMENTO PORQUE FUNCIONÁRIOS ERRARAM A FOLHA DE PAGAMENTO E UMA SAIU DE FERIAS??????PORQUE ESPERAR O MES SEGUINTE PARA CONSERTAR ???? Sei que existe um setor especifico para fazer reclamação de pagamento mas não me conformo da tranquilidade deste setor ao afirmar que alguém errou e agora aguardem o proximo mês! Isto é uma injustiça ! Deus cobrará de todos vocês a humilhação que estou passando, pode esperar . Nada passa sem que o meu soberano Deus veja!

quinta-feira, abril 25, 2013

Convidei Diones Richardeli para vir aqui em casa amanhã...imagine a cena: ela falando e eu... ãhã...ah tá... ou melhor eu só ouvindo,é muito difícil fazer repouso da voz.
Você gosta de projetos educacionais ? Quer partilhar suas idéias ? Neste 2º trimestre vamos reunir pessoas que gostem de questionar a realidade promovendo aprendizagem de um jeito inovador e eficaz.

quarta-feira, abril 17, 2013

Reflexões

Atualmente estamos organizando uma pesquisa sobre metodologia no ensino da Matemática.Percebo que os alunos estão cada vez mais superficiais e o espaço escolar já não é um espaço de formação academica;tende a ser um espaço de formação social.O ensino da Geometria poderá resgatar integralmente a clientela que a cada ano recebemos.Estabeleci como meta integrar aos estudos de Matemática as disciplinas Biologia,Educação Física,Artes,Português e Informática. Cada uma dessas disciplinas tem um importante papel transformador.Aguardo parcerias na Música,Psicologia e Teologia. Com as crianças do 6 ano começamos por um incentivo a poupança...rs rs guardar dinheirinho rs rs moedas que ao longo de um breve período custearão os miniprojetos de Geometria e a longo prazo as Oficinas de Geometria. O índice de obesidade infantil,pressão arterial alta,traumas leves e algumas limitações na saúde podem ser corrigidas em um maravilhoso projeto de alimentação alternativa(amo demais esse projeto,já fiz uma vez e sei que pode dar resultados) e um bate-papo curativo em eventos como a noite do pinjama rs rs . Mas é um fim de semana prolongado com atividades recreativas,boa comida,otimas palestras,workshoppings,sessões breves de terapia,atendimento individual e em grupo, e no encerramento um show ou churrasco BEEEEEEEMMMMM animado rs rs Eu sei que é sonho mas é possível rs rs Sabe qual o melhor "elogio" que recebi hoje ? "_ Nossa essa professora usa Matemática em tudo , e é cheia de regras! Aposto que a casa dela deve ser um brinco! " Esse turminha é muito difícil e hoje realmente consegui algo grandioso, tentei uma organização da sala no formato retangular,isso diminuiu a conversa e melhorou a produtividade num ambiente de elevado indice de defasagem na aprendizagem.Com essa clientela será preciso construir laços , desenvolver miniprojetos, reavaliar valores e fortalecer o cumprimentos das regras mais simples de convivencia estabelecidas pela escola, para depois alcançar a construção conjunta do que é um centro de formação chamado escola.A sala estava imunda no inicio do 4º horário, a aula foi acontecendo e a turma participando e se organizando...ao final do 5º horário já estava em fileiras e com a maior parte do lixo atrás da porta.O faxineiro ao entrar na sala ficou muito feliz,neste dia teve muito pouco serviço quando começou limpeza da sala.Eu venci,sou professora nota 10 por hoje! No 9ºano estamos no ano das curvas, faremos 3 aulas multidisciplinares,uma na Cidade Administrativa, outra no Parque Municipal e uma na Praça da Liberdade.Todas com a parceria dos professores de Educação Física,Ciências,Artes e Português.Nestas aulas é oferecido um café da manhã que é tema educacional nas aulas ministradas nesse dia pelos professores das disciplinas envolvidas.A turma financia os gastos com os projetos.Tentaremos organizar um coral para a cerimônia de formatura das 3 turmas de 9º ano e Aceleração do turno da manhã.Temos um projeto de leitura que nos acompanha desde o 6º ano e nesse ano vamos tentar lançar um livro com relatos das experiencias : alegrias e decepções da 1a turma do projeto de Matematica sem pre conceitos.O conteúdo é ensinado sem estabelecer alguns conceitos e idéias prévias.Em um tempo menor o professor depara com o aluno desenvolvendo o conteúdo e em muitas vezes ele ou ela diz: _ Isto que é Progressão Aritmética? _ Achava que o tal do Teorema de Pitágoras era outra coisa? _ Gráfico é isso? Eu até achava que coeficiente angular e linear era outra coisa! Talvez você me pergunte:_ Esse método é difícil? Claro! Para o sujeito que experimenta o conteúdo e para o professor que precisa ter os cinco C: Conteúdo, Carisma, Competência, Compromisso e Carinho. Depois do conteúdo ministrado de forma inovadora e eficaz os alunos e alunas sempre falam que acharam a matéria muito fácil, cá entre nós eles descobrem sem perceber,mas o critério básico é:pesquisa,experimentação e aplicação dos conceitos ensinados e principalmente tempo diário de estudos.A melhor parte? A aula é sempre nova e incrível para mim, eu sempre aprendo um jeito novo,bem novo e particular de abordar o conteúdo. Hoje iniciamos o projeto INFORMATIZANDO e a aula na sala de informática foi MARAVILHOSA, tive a parceria de 4 lindos e simpáticos estagiários, que são alunos que participaram de um projeto compacto e cheio de metas no 1º ano do EM. Na época ouvi que eu tinha muitas metas e uma vida cheia de regras...que eu devia ensinar...que era melhor ensinar pouco e deixar o aluno treinar na sala...conclui que alunos investigadores absorvem 5x mais ! As pessoas que não aderiram continuam lentas,mas os que descobriram o valor do tempo destinado aos estudos, levarão essa sabedoria para sempre. Valeu o sofrimento e desafios que enfrentei na época.Agora no 3º ano do Ensino Médio alguns alunos já se preparam para começar estágio e pesquisa na escola de Ensino Médio onde estudam, fato novo e enriquecedor para mim. No final do ano 2012 recebemos 18 PCS novos tela plana ...dá gosto de ver.Espero que a equipe de professores entendam que podemos ter se lutarmos para isso 3 salas com 40 computadores, nossa escola tem espaço para crescer e a partir de maio será reformada. Com o projeto INFORMATIZANDO posso dizer que em 17/04/2013 realmente consegui algo grandioso.Muitos alunos acessam facebook,vão jogar em uma lan house, mas quando o assunto é ler,pesquisar,concluir e decidir o que será relevante em uma pesquisa alguns desanimam e não conseguem fazer a pesquisa.Tornar o sistema operacional Linux acessível é um desafio gratificante e percebi que rapidamente as turmas começam a substituir o "word" e absorvem as ferramentos e começam tudo de novo,a produtividade aparece e o conteúdo ministrado em sala de aula ganha vida nos diversos softwares educacionais disponíveis.Encontramos entraves humanos? Claro! Tem profissionais desanimados e não querem tirar o aluno da sala de aula para o laboratório de informática, há quem afirme que cada turma é um bando de demolidores e que em breve não vai sobrar " tecla pra digitar a história " kkkkkkkkkkkk Eu Cláudia Maria de Carvalho, acredito em alunos e alunas que não tem tablet, nem nunca compraram um telefone com tecnologia 3G. Hoje vejo alunos que apresentam excelentes trabalhos,levam netbook,notebook,celulares muito modernos,manuseiam bem o datashow da escola e tem uma oratória de vencedores.Mas me assusto com professores que ainda não fizeram um email...e sofro muito mais pela falta de incentivo dos gestores e equipes administrativas...preciso atualizar o meu blog...a proposta inicial era que aqui fosse um espaço de integração com as turmas mas tenho que confessar uma coisa, em muitos momentos senti o desanimo bater forte em meu peito e deixei de crescer como educadora e como pessoa.Todo professor ou professora tem um sonho, e se você tem um grande desejo,uma linda idéia, o melhor lugar para executar esta prática pedagógica é na sua escola, assim você ganhará alunos e alunas que serão os pesquisadores " do futuro " ;que já está tão próximo. Você verá que tem uma arma letal para vencer os exterminadores de sonhos de sua escola:o seu PROJETO EDUCACIONAL ! Confie em você ! Ah você quer um incentivo?! Pense no que vou afirmar agora e faça o seu projeto funcionar.A escola que realiza projetos e os divulga recebe verbas para fazer o que quiser na escola.O que falta na minha e na sua escola é porque nós não mostramos o nosso trabalho e nem cobramos do colegiado da escola as melhorias necessárias. Você sabe quais são os projetos pedagógicos oferecidos pela Secretaria de Educação e que estão sendo desenvolvidos na sua escola? TEM DINHEIRO PARA INVESTIR NA ESCOLA PUBLICA ! Mas só receberá investimentos a escola que cobrar, e além disso mostrar que tem bons projetos sendo realizados,promovendo aprendizagem,vencendo a indisciplina,combatendo a marginalidade, melhorando os resultados das avaliações externas e com professores preparados para essa profissão tão digna e abençoada por Deus! Amor e alegria para você, espero que o seu projeto transforme a sua vida e a de seus alunos e consequentemente o nosso país!