Quem sou eu

Minha foto
Professora de Matemática http://facebook.com/claudiamariacarvalho

sexta-feira, maio 25, 2012

Em partículas que possuem carga elétrica líquida, atuam as forças de atração ou de repulsão, quando colocadas na presença de um campo elétrico. A intensidade da força é proporcional à intensidade da carga elétrica q e do campo elétrico E. Desta forma, na Eletrostática, a força sobre a respectiva carga elétrica em um campo elétrico é dada pela expressão: Fe = q.E Quando uma carga elétrica se movimenta em um campo magnético, sofre a ação da força magnética. Esta força é perpendicular à direção do deslocamento e também perpendicular à direção do campo magnético no qual ela está inserida. A intensidade desta força depende do módulo, da direção e do sentido da velocidade da carga e, é claro, da intensidade da carga. A expressão matemática para a intensidade da força magnética sobre uma carga em movimento é: F = q . (v . B) (vetorialmente) Fb = |q| . v . B . senθ Onde: Fb é a força magnética |q |é o módulo da carga elétrica v é a velocidade da carga B é o campo magnético e senθ é o seno do ângulo entre a direção da velocidade da carga e a direção do campo magnético. Na figura 01 que será mostrada a seguir temos a representação de um campo magnético entrando no plano. Temos uma partícula de carga positiva se movimentando perpendicularmente a este campo magnético, de modo que a força sobre a carga tem direção perpendicular ao campo magnético e a velocidade da partícula, segundo a regra da mão direita. A regra da mão direita para o produto vetorial aplicado a este problema coloca o eixo da velocidade v nos dedos indicador, anular, médio e mindinho simultaneamente apontando para o lado esquerdo da folha. Varrendo o ângulo θ com estes dedos, indo em direção ao campo magnético B (pra dentro da folha) temos o polegar apontado perpendicular ao plano formado pelos vetores v e B. Ou seja, o polegar aponta para baixo, neste caso, dando a direção de F. Neste caso, o sentido “fechar” da mão direita varrendo de v até B, resulta no vetor F. Note que B é perpendicular a F. Quando o ângulo em questão for 90° temos a intensidade máxima da força magnética sobre a carga. Agora consideremos uma situação onde a carga elétrica está sujeita à força magnética e a força eletrostática. Ou seja, na presença de um campo elétrico e de um campo magnético. Neste caso, temos então a atuação da assim denominada Força de Lorentz, que é a soma da força devido às interações da carga com o campo elétrico e com o campo magnético. Assim, obtemos: F = q.E + q . (v x B) O que resulta em: F = q. (E + v x B) Referências bibliográficas: HALLIDAY, David, RESNIK Robert, KRANE, Denneth S. Física 3, volume 2, 5 Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004. 384 p.

quinta-feira, maio 24, 2012

Conversando sobre diametros e circunferencias......huuummmm bom demais da conta:unir as duas coisas; uma aula e uma degustação!
A tarefa de casa proposta para a turma 800 foi: provar que π ( pi ) é a relação entre a medida do perimetro de uma circunferencia e seu diametro. Sugestão: utilizar uma lata de leite condensado. Detalhe importante o conteudo da lata só poderá ser degustado após comprovação matematica do valor de π

segunda-feira, maio 21, 2012

A Educação passa pela percepção do individuo,não é preciso ter um curso de psicologia para compreender o outro e sim se colocar no lugar do outro.Só isso.

sábado, maio 19, 2012

Graças a Deus a edição do Café Literario 2012 do turno da tarde foi muito bom. As turmas 200 e 202 se esforçaram muito,receberam ótimas notas dos jurados. Estou muito feliz; o projeto PAV deve ser destinado aos alunos que querem estudar,esse é o jeito de Acelerar para Vencer! Já está na hora de valorizar quem valoriza o espaço escolar e criar um projeto específico para indisciplinados rs rs rs Na 6a feira 11 de Maio o turno da manhã enriqueceu a história do Café Literário do Geteco. Os trabalhos foram MARAVILHOSOS. Parabéns a todos,foi realmente muito emocionante ! Amor e alegria! Abração e ótimo fds.

sexta-feira, maio 04, 2012

Luto - Pe Rufus

A Deus louvor e glória por toda obra realizada através de Pe Rufus. Saudade eterna e profunda gratidão por todos ensinamentos.
"Padre Rufus foi sacerdote na Arquidiocese de Bombaim, Índia. Estudou Filosofia, Teologia e Sagrada Escritura em Roma, onde foi também ordenado em 1956. Era doutor em Teologia Bíblica.Padre Rufus completaria 79 anos neste domingo, 6, e era conhecido no mundo todo por seu ministério de exorcismo. Ele foi vice-presidente da Associação Internacional dos Exorcistas e iniciou a Associação Internacional para o ministério de libertação." A Canção nova meu agradecimento por todo o material disponibilizado ao povo de Deus.