Quem sou eu

Minha foto
Professora de Matemática http://facebook.com/claudiamariacarvalho

sábado, maio 21, 2011


50 histórias de vida, amor e sabedoria
Jack Canfield, Mark Victor Hansen, Heather McNamara

"Este livro é extraordinário. As histórias que ele contém tocaram profundamente o coração de milhões de pessoas em todo o mundo.
Uma história é capaz de iluminar nossa relação com os outros, de fortalecer nossa compaixão, de transformar o olhar com que contemplamos os nossos semelhantes, confirmando a crença de que "estamos todos juntos na tarefa de viver." Ruth Stotter
As histórias desse livro vão inspirar vocês a viver com maior paixão e perseguir seus sonhos com coragem e convicção.
Serão um apoio em tempos de crise, frustração e dificuldades, e os confortarão nos momentos de dúvida, dor e perda. Eles se tornarão sobretudo companheiros solidários, fiéis e sábios, capazes de ajudá-los a entender seus sentimentos e realizar mais livremente suas escolhas.
Quando lemos uma história que nos toca especialmente, queremos logo reparti-la com alguém de quem gostamos. Quando uma das histórias deste livro os tocar mais profundamente, pensem: "Quem precisa ouvir essa história agora?" Procurem então essa pessoa e lhe contem a história, fazendo com que ela seja ponto de partida para compartilharem suas próprias histórias. Todo esse processo - ler, compartilhar, contar suas histórias e ouvir as do outro - pode ser extremamente transformador. Histórias são poderosos instrumentos que liberam nossas energias capazes de curar, integrar, expressar e fazer crescer."
Os autores

Faltam profissionais no mercado

Cargos técnicos operacionais são os que têm mais escassez de talentos no mercado de trabalho brasileiro atualmente. A avaliação é da Pesquisa Anual de Escassez de Talentos, da empresa de soluções em mão de obra ManpowerGroup, que identificou que os as funções de técnicos em produção, operações, engenharia e manutenção, seguidos por engenheiros e motoristas, são as que apresentam maior deficit de profissionais.

Na comparação com os resultados da pesquisa apresentados no ano passado, o técnico continua como a profissão com maior incompatibilidade entre qualificação disponível e perfil demandado. Trabalhadores de ofício manual e operadores de produção deixaram de ocupar o topo da lista e passaram, respectivamente, a oitava e a quinta posições do ranking de 2011.

A pesquisa identificou que 57% dos 876 empregadores brasileiros ouvidos pelo estudo encontram dificuldade em preencher funções e posições críticas dentro de suas organizações. Segundo a pesquisa, um em cada três empregadores do mundo se depara com diversos problemas na busca por talentos que ocupem postos em aberto.

“Embora nem todos os empregadores tenham sentido os efeitos da escassez de talentos enfrentada globalmente, os fatores do mercado de trabalho atual apontam que é provável que em breve todos comecem a sentir essa pressão. As empresas precisam adotar uma ampla abordagem para garantir que eles tenham o talento necessário para alcançar seus objetivos de negócios. Enquanto o talento não pode ser ‘fabricado’ em curto prazo, uma abrangente estratégia de capacitação de mão de obra deve assegurar os negócios da empresa, fazendo com que ela tenha os talentos necessários para viabilizar suas estratégias”, afirma o Country Manager da Manpower Brasil, Riccardo Barberis.

Ranking

Veja o ranking com as dez profissões com maior escassez de talentos no Brasil, segundo a Manpower:

No mundo, a configuração das profissões é um pouco distinta, mas os técnicos também lideram a demanda das organizações.

Fabricando talentos

A Manpower também divulgou um estudo intitulado “Fabricando Talentos para a Era do Potencial Humano”, onde aponta que 89% dos empresários ouvidos citaram a falta de experiências ou habilidades dos candidatos disponíveis como uma barreira para a contratação. A empresa pesquisou cerca de 40 mil empregadores em 39 países e territórios durante o primeiro trimestre de 2011.

Segundo o estudo, é recomendado que as empresas e organizações enfrentem o estigma da escassez de talentos, incluindo uma estratégia completa de força de trabalho, atualizando os modelos de trabalho e as práticas das pessoas para refletir a realidade do século 21, colaborando com todos os públicos.

“O fato de que as empresas estão citando a falta de capacitação ou experiência como razão para a escassez de talentos deve chamar a atenção das organizações, governos e indivíduos”, completa Barberis. “É imprescindível que todos trabalhem juntos para lidar com o desequilíbrio no mercado de trabalho entre oferta e demanda de uma forma sistemática, ágil e sustentável.”
Cargos demandados no Brasil
2011 2010
1. Técnicos 1. Técnicos
2. Engenheiros 2. Trabalhadores de Ofício Manual
3. Motoristas 3. Operadores de Produção
4. Operários 4. Secretárias e Assistentes Administrativos
5. Operadores de Produção 5. Operários
6. Representantes de vendas 6. Engenheiros
7. Secretárias e Assistentes Administrativos 7. Motoristas
8. Trabalhadores de Ofício Manual 8. Contadores e Profissionais de Finanças
9. Mecânicos 9. Profissionais de TI
10. Contadores e Profissionais de Finanças 10. Representantes de Vendas
Fonte: Manpower

Cargos demandados no mundo
2011 2010
1. Técnicos 1. Trabalhadores de Ofício Manual
2. Representantes de vendas 2. Representantes de vendas
3. Trabalhadores de Ofício Manual 3. Técnicos
4. Engenheiros 4. Engenheiros
5. Operários 5. Contadores e Profissionais de Finanças
6. Executivos de gestão 6. Operadores de Produção
7. Contadores e Profissionais de Finanças 7. Secretárias e Assistentes Administrativos
8. Equipe de TI 8. Executivos de gestão
9. Operadores de Produção 9. -
10. Secretárias e Assistentes Administrativos 10. Operários
Fonte: Manpower

terça-feira, maio 10, 2011

170 horas de imagens da Via Láctea


A sequência de imagens captada ao longo de 170 horas foi montada no vídeo 'A Montanha', que mostra a evolução da paisagem local a uma altitude de 3.718 metros.

Em menos de um mês, o vídeo já foi visto por mais de 8 milhões de pessoas.

As imagens captadas por Sørgjerd mostram a evolução da Via Láctea no céu em diversas fases do dia, vista a partir do topo da montanha, no parque nacional de mesmo nome localizado nas ilhas Canárias.

"O local é também uma de minhas ilhas favoritas, com uma variedade fantástica de natureza e paisagens. Sabia que se eu conseguisse colocar essas coisas juntas eu certamente inspiraria as pessoas", disse o fotógrafo à BBC Brasil.

Sørgjerd diz que para conseguir captar suas imagens, dormiu menos de dez horas ao todo ao longo da semana em que ficou sobre a montanha e enfrentou desafios como uma tempestade de areia vinda do deserto do Sahara. A visibilidade quase nula a olho nú não o impediu de capturar com sua câmera a luz das estrelas por trás das nuvens de poeira.

Os trabalhos de Sørgjerd podem ser vistos no site http://www.facebook.com/TSOPhotography

sexta-feira, maio 06, 2011

Trabalho Interdisciplinar - Tema: África



"A África é o berço da civilização mundial.Os cientistas comprovaram que a história da humanidade começou na África.No entanto,apesar de sua importância histórica,muitas pessoas desconhecem que os africanos estão entre os primeiros povos a desenvolver a escrita.Desconhecem que no Egito,foram desenvolvidos alguns princípios da anatomia,eles já faziam cirurgias,conheciam astronomia,arquitetura,engenharia e matemática.Desconhecem ainda que os estados políticos africanos,em pleno desenvolvimento durante séculos antes da invasão européia,chegaraam a constituir grandes impérios,como o Mali,nos séculos XII e XIV. Muitos ainda ignoram a cultura africana que é muita rica."
Coordenação de História do Geteco

Oficina de Leitura - Assunto :Razão e Proporção

Existem razões para acreditar
Para cada tanque fabricado no mundo...
São feitos 131 mil bichos de pelúcia.
Para cada bolsa de valores que tem um colapso...
Existem 10 versões do filme
“What a Wonderful World”.
Para cada pessoa corrupta ...
Há 8 mil doadores de sangue.
Para cada muro que existe...
Se colocam 200 mil tapetes de” bem-vindo”.
Enquanto um cientista projeta novas armas...
Existem um milhão de mães fazendo bolos de chocolate.
Num mundo onde se imprimem mais dinheiro de monopólio que dólares.
Existem mais vídeos divertidos na internet
Que notícias ruins em todo o mundo.
Amor tem mais resultados que medo.
Para cada pessoa que diz que tudo vai piorar ...
Existem 100 casais esperando por um filho.
Para cada arma que é vendida no mundo...
20 mil pessoas compartilham uma coca-cola.
EXISTEM RAZÕES PARA ACREDITAR EM UM MUNDO MELHOR!
OS BONS SÃO A MAIORIA!

quarta-feira, maio 04, 2011

Proporção e o Comercial da Coca - Cola 125 Anos - 2011 Brasil



Proporção

A igualdade entre razões denomina-se proporção.

Os números a, b, c e d, todos diferentes de zero, formam nesta ordem, uma proporção se, e somente se, a razão a : b for igual à razão c : d.

Indicamos esta proporção por:

Chamamos aos termos a e d de extremos e aos termos b e c chamamos de meios.
Veja que a razão de 10 para 5 é igual a 2 (10 : 5 = 2).
A razão de 14 para 7 também é igual a 2 (14 : 7 = 2).
Podemos então afirmar que estas razões são iguais e que a igualdade abaixo representa uma proporção:

Lê-se a proporção acima da seguinte forma:

"10 está para 5, assim como 14 está para 7".

Propriedade fundamental das proporções
Qualquer que seja a proporção, o produto dos extremos é igual ao produto dos meios. Assim sendo, dados os números a, b, c e d, todos diferentes de zero e formando nesta ordem uma proporção, então o produto de a por d será igual ao produto de b por c:








Aplicações da propriedade fundamental

Determinação do termo desconhecido de uma proporção
Exemplos:
1)Determine o valor de x na proporção :



5 . x = 8 . 15
5 . x = 120
x = 120 : 5
x = 24

2)Encontre o valor de x para que a comparação entre as duas razões seja uma proporção:


5 . (x-3) = 4 . (2x+1)
5x - 15 = 8x + 4
5x - 8x = 4 + 15
-3x = 19
3x = -19
x = -19 ⁄ 3

Tempo de preparação ! Vem aí OBMEP 2011 !



Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Os alunos que poderão participar da OBMEP 2011 são todos aqueles que estiverem cursando da 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e também alunos que estão cursando o Ensino Médio. Toda a rede pública, Estadual e Federal, podem realizar sua inscrição OBMEP 2011 e os alunos vencedores receberão Medalhas de Ouro, Prata e Bronze, sem falar que 30 mil alunos também recebem atenção especial no evento.
E os professores que participam também recebem premiações, de acordo com o vínculo com o aluno vencedor, bem como a escola e a Secretaria de Educação que estão ligadas ao aluno vencedor. Se você gostou da proposta da Olimpíadas de Matemática e gostaria de fazer as provas OBMEP 2011, recomendamos que leia com calma o Regulamento no site www.obmep.org.br e em seguida pode se inscrever através dos links indicados na primeira página do site.

16,3 milhões de brasileiros...na pobreza

Plano de Dilma para erradicar pobreza tem 16 milhões de brasileiros como alvo.

Entre as diferentes formas de contabilizar a extrema pobreza no País, o governo federal optou por definir como alvo do plano 'Brasil sem Miséria', a ser detalhado nas próximas semanas, os que têm renda mensal de até R$ 70 por pessoa da família. Nessa condição, contam-se atualmente 16,3 milhões de brasileiros, ou 8,5% da população, segundo cálculos preliminares feitos com base no recém-lançado censo de 2010.
Água, luz, esgoto. A extrema pobreza não se limita à insuficiência de renda. Perfil apresentado pelo presidente do IBGE mostra que os miseráveis brasileiros têm menos acesso à energia elétrica, ao abastecimento de água, ao esgotamento sanitário e a banheiro em suas casas, que representam 7% dos domicílios.
Os miseráveis ocupam pouco mais de 4 milhões de domicílios no País. A extrema pobreza está mais concentrada nas cidades (53,3%)do que no campo (46,7%). Entre as regiões do País, a incidência da pobreza extrema é maior no Nordeste. Moram ali 9,6 milhões (59%) dos miseráveis. A região Sudeste é a segunda em volume de pessoas em extrema pobreza (17%).
Analfabetos. Os dados mais contundentes dizem respeito ao nível de analfabetismo. O índice de analfabetismo absoluto, daqueles com mais de 15 anos que não sabem ler nem escrever um bilhete simples, é de 9,6%. Entre os extremamente pobres, o índice chega a 22% nas cidades e a 30,3% nas zonas rurais.
O analfabetismo atinge também os jovens nessa faixa de renda. Nas cidades, 5,2% dos jovens entre 15 e 17 anos são analfabetos. Na zona rural, o problema atinge 7,2% dos jovens nessa faixa etária.
A renda máxima usada para definir a extrema pobreza coincide com o valor usado para o acesso ao Bolsa Família, que paga entre R$ 32 e R$ 242 ao mês. O governo reajustará anualmente o valor da linha da extrema pobreza.
Atualmente, órgãos do governo já trabalham com diferentes linhas de pobreza, que resultam num número maior ou menor de miseráveis. Antes da divulgação dos primeiros dados do Censo 2010, o número de extremamente pobres podia variar em mais de 12 milhões de pessoas, dependendo da fórmula de cálculo.
A contabilidade adotada internacionalmente pelo Banco Mundial chegaria ao menor número de miseráveis, considerados aqueles que ganham US$ 1,25 por dia ou cerca de R$ 60 por mês, neste momento de real valorizado.
Se o governo considerasse no plano 'Brasil sem Miséria' a contabilidade de extremamente pobres feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), baseada em valores de renda diferentes para cada região do País, o número de miseráveis ficaria em pouco menos de 14 milhões de pessoas.
O critério de miséria usado em programas oficiais como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos e deficientes com renda até a quarta parte do salário mínimo, elevaria o número brasileiros extremamente pobres a mais de 20 milhões.
Ontem, a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, chamou a atenção para que a linha de pobreza adotada para o 'Brasil sem Miséria' serve apenas para uma política social de 'caráter extraordinário', que deve deixar de existir ao final da gestão Dilma Rousseff, e que não pode ser confundida com outras políticas sociais do governo.
Quantificada a extrema pobreza, faltam as medidas para combatê-la. O 'Brasil sem Miséria' vem sendo discutido sob sigilo. Seu anúncio será feito pela própria presidente. O plano incluirá a reciclagem de programas já anunciados, como o Água para Todos.
Por Marta Salomon / BRASÍLIA, estadao.com.br, Atualizado: 4/5/2011 0:33