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sexta-feira, fevereiro 25, 2011

"Requiem" - Antonio Pinto

Trilhas sonoras

Antonio Pinto se firmou, desde o início desde século, como um dos principais autores contemporâneos de trilhas sonoras do país. Seu primeiro trabalho não poderia ser mais simbólico: O Menino Maluquinho, de 1994, filme baseado no livro mais célebre de seu pai, tem sua assinatura na trilha. O talento foi prontamente reconhecido, e Antônio foi convidado a fazer as trilhas de alguns dos principais filmes do renascimento do cinema nacional, entre eles os indicados ao Oscar “Central do Brasil” e “Cidade de Deus”. Quando parecia não ter mais degraus a escalar, Antônio Pinto estreou em Hollywood, assinando a trilha do filme “Collateral”, estrelado por Tom Cruise.
Em 2007 recebeu uma indicação ao prêmio Globo de Ouro de melhor canção original por "Despedida", escrita com Shakira para a trilha-sonora do filme Love in the Time of Cholera.

quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Equação do 2º grau

Uma equação é uma expressão matemática que possui em sua composição incógnitas, coeficientes, expoentes e um sinal de igualdade.
A forma geral da equação do 2º grau é ax² + bx + c = 0, onde a, b e c são números reais e a ≠ 0. Dessa forma, os coeficientes b e c podem assumir valor igual a zero tornando a equação do 2º grau incompleta.
Veja alguns exemplos de equações completas e incompletas:
y²+ y + 1 = 0 (equação completa , a = 1, b = 1 e c = 1)
2x² – x = 0 (equação incompleta, a = 2, b = -1 e c = 0)
2t² + 5 = 0 (equação incompleta, a= 2,b = 0 e c = 5)
5x² = 0 (equação incompleta , a = 5 b = 0 e c = 0)
Toda equação do segundo grau, seja ela incompleta ou completa, pode ser resolvida utilizando a fórmula de Bháskara:






As equações incompletas do 2º grau podem ser resolvidas de outro modo:
Toda equação incompleta do 2º grau do tipo ax²+ c = 0 onde b = 0, pode ser resolvida isolando o termo independente.
Observe a resolução a seguir :
4y² – 100 = 0
4y² = 100
y² = 100:4
y²= 25
y = ±√25
y’ =5 e y’’ = - 5
S={-5,5 }
Se a equação incompleta do 2º grau é do tipo ax²+ bx = 0 onde c = 0,utilizamos a técnica de fatoração do termo comum em evidência.
3x² – x = 0 → x é um termo semelhante da equação, então podemos colocá-lo em evidência.
x(3x – 1) = 0 → quando colocamos um termo em evidência dividimos esse termo pelos termos da equação.
Agora, temos a multiplicação de dois fatores x e (3x – 1), a multiplicação desses fatores é igual a zero, para essa igualdade ser verdadeira um dos fatores deve ser igual a zero, como não sabemos se é o x ou o (3x – 1), igualamos os dois a zero, formando duas equações de 1º grau, veja:
x’ = 0 → podemos dizer que zero é uma das raízes da equação e 3x –1 = 0 3x = 0 + 1
3x = 1
x’’ = 1/3 → é a outra raiz da equação.
S= {0, 1/3 }
Nos casos em que a equação incompleta do 2º grau é ax² = 0 apresenta os coeficientes b = 0 e c = 0, as raízes são iguais a zero.
Observe a resolução a seguir:
4x² = 0 → isolando o x teremos: x² = 0 : 4
x² = 0
x = ± √0
x’= x’’ = 0
S= {0}









Trabalharemos a forma de resolução de uma equação do 2º grau, utilizando o método de Bhaskara. Determinar a solução de uma equação é o mesmo que descobrir suas raízes, isto é, o valor ou os valores que satisfazem a equação.
Por exemplo, as raízes da equação do 2º grau x² – 10x + 24 = 0 são x = 4 ou x = 6, pois:
Substituindo x = 4 na equação, temos:

x² – 10x + 24 = 0
4² – 10.4 + 24 = 0
16 – 40 + 24 = 0
–24 + 24 = 0
0 = 0 (verdadeiro)

Substituindo x = 6 na equação, temos:

x² – 10x + 24 = 0
6² – 10.6 + 24 = 0
36 – 60 + 24 = 0
– 24 + 24 = 0
0 = 0 (verdadeiro)
Podemos verificar que os dois valores satisfazem a equação. Mas como determinarmos os valores que tornem a equação uma sentença verdadeira?
Vamos determinar pelo método resolutivo de Bhaskara,estabelecendo uma relação entre os coeficientes da equação do 2º grau completa.

segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Ensino Médio

“As tecnologias reduziram os postos de trabalho mecânicos e aumentaram a exigência mínima intelectual para os empregos. A chance de um jovem sem ensino médio ser excluído na sociedade atual é muito maior do que há uma década.
“A fase do ensino médio é crucial para ganhar ou perder a geração. Ali são apresentadas várias experiências aos adolescentes. Ele pode se tornar um ótimo cidadão pelas décadas de vida produtiva que tem pela frente ou cair na marginalidade”, afirma a doutoranda em Educação e presidente
do Centro de Estudos e Memória da Juventude, Fabiana Costa.

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Estou lendo





Um dos maiores detonadores de brigas entre o casal são as dificuldades financeiras. Faltou dinheiro para pagar as contas? A culpa recai sobre o parceiro esbanjador, que não quer nem saber se havia saldo no banco na hora de fazer alguma compra. Sobrou dinheiro no fim do mês? Em vez de comemorar, o casal pode arranjar mais um motivo de discussão sobre como investir ou gastar aquela quantia. Para Gustavo Cerbasi, a causa desses desentendimentos é a falta de conversa em família sobre dinheiro. Em geral o casal só fala sobre o assunto quando a bomba já estourou. E, como não discute a questão a dois, a maioria não faz um orçamento, não guarda dinheiro para atingir suas metas (ou, pior ainda, cada um tem seu objetivo, que o outro não conhece), não tem planos para a manutenção de seu padrão de vida no futuro, toma decisões de compra sem refletir, investe mal o dinheiro que eles suaram tanto para ganhar… Tem jeito? Sim, é possível mudar esse quadro se houver vontade e compromisso do casal, seja qual for seu orçamento. Com sugestões para casais em qualquer fase do relacionamento, dos namorados aos casais com filhos adultos, Casais inteligentes enriquecem juntos mostra diferentes estratégias para formar uma parceria inteligente, ao longo da vida, na administração das finanças da família. Ele traz também testes que avaliam a capacidade do casal em construir riqueza. E com isso vai até sobrar dinheiro para dar uma incrementada no relacionamento!

Sondagem Diagnóstica 2011






A Escola Estadual Geraldo Teixeira da Costa há 60 anos vem fazendo história em Santa Luzia.Contribuiu sempre para o desenvolvimento e a transformação de pessoas.
Tem o ideal de educar adolescentes e jovens ,formar honestos cidadãos;
além de assegurar educação de qualidade;enfim,contribuir para uma sociedade melhor.